Clínica Mirabile - Atualidades ›› Climatério e Risco Cardiovascular
Buscar no site Clínica Mirabile
Atualidades
Voce está em ›› home ›› Atualidades ›› Climatério e Risco Cardiovascular
Climatério e Risco Cardiovascular
Climatério e Risco Cardiovascular

A incidência de doenças cardiovasculares (DCV) aumenta dramaticamente com o envelhecimento populacional, especialmente nas mulheres

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) são as principais causas de morte em mulheres com mais de 50 anos no Brasil. Apesar do risco de câncer de mama ser a principal preocupação das mulheres, sabemos que a maior incidência de morte nas mulheres se refere às doenças cardiovasculares, um índice de 53% quando comparado aos 4% do câncer de mama.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Censo 2000, no momento do nascimento, a expectativa estimada de vida do brasileiro seria de 68,6 anos de idade. 

Os aumentos na esperança de vida se deram em ambos os sexos e em todas as idades. No entanto, os mais expressivos aumentos foram justamente observados na população feminina. Os dados demonstraram também que, 22% das mulheres (ou 11% da população geral) tinham 45 anos ou mais.   Isto significa que cada vez mais, um maior número de mulheres, estará vivendo mais tempo no período pós-menopáusico, o qual atualmente já corresponde a um terço de suas vidas. 

As DCV permanecem a principal causa de morbi-mortalidade entre as mulheres em vários países como os EUA e Brasil, especialmente acima de 50 anos de idade. Entre elas há mais mortes por DCV (41,3%) do que as próximas sete causas de morte combinadas, apresentando um risco seis vezes maior de morrer por DCV do que por câncer de mama. Em nosso país, as DCV também ocupam o primeiro lugar dentre as causas de mortalidade desde a década de 60, tanto para homens quanto para mulheres.

De fato, em mulheres da mesma faixa etária, a doença arterial coronariana (DAC) ocorre duas a três vezes mais em mulheres após a menopausa do que aquelas na pré-menopausa. A cada década de vida, a taxa de mortalidade no sexo feminino aumenta de três a cinco vezes. Estudos descreveram que a menopausa precoce está associada ao aumento de DAC. 

Vários fatores estão relacionados a este elevado risco cardiovascular e quanto maior o número de fatores de risco presentes, maior a chance de apresentar um evento cardiovascular. Da mesma forma, quanto melhor o controle dos hábitos de vida com redução do número de fatores modificáveis associados, maior é a redução deste risco. 

Descrevemos abaixo alguns fatores de risco modificáveis que merecem especial atenção na prevenção de DAC nas mulheres após a menopausa:

Tabagismo
Dislipidemia (colesterol elevado)
Sedentarismo
Sobrepeso e obesidade 
Diabetes mellitus
Hipertensão arterial

Recomendações para prevenção cardiovascular:

1.Intervenções no estilo de vida

a.Tabagismo - as mulheres devem abandonar o uso de tabaco e, se necessário, utilizar terapia farmacológica ou reposição temporária de nicotina para atingir este objetivo. 
b. Atividade física - as mulheres devem realizar pelo menos 30 minutos de atividade física de moderada intensidade 3 a 6 dias por semana.  Quando o objetivo é perder peso, o tempo de exercício deve atingir de 60 a 90 minutos por dia. 
c. Dieta - deve ser estimulado o consumo de dieta rica em frutas, fibras e vegetais; o consumo de peixe deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana. Gorduras saturadas devem compor no máximo 10% da energia total diária e gorduras transdevem ser evitadas. O consumo de álcool deve ser limitado a no máximo 1 drink por dia 
d. Ácidos graxos ômega 3- Em portadores de doença arterial coronariana, a suplementação de 1g/dia de ômega-3 em cápsulasreduziu em 10% os eventos cardiovasculares (morte, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral). Portanto, os ácidos graxos ômega-3 podem ser utilizados como terapia adjuvante na hipertrigliceridemia ou em substituição a fibratos, niacina ou estatinas em pacientes intolerantes. 
e. Depressão - considerar a hipótese de diagnóstico e referência para tratamento dos casos onde este transtorno esteja presente.

2. Intervenção em fatores de risco

a. Pressão arterial - nível ótimo - encorajar níveis depressão arterial <120/80 mm Hg por meio de controle de peso, dieta saudável, atividade física, consumo moderado de álcool e restrição de sódio.
b. Pressão arterial - farmacoterapia: está indicada a farmacoterapia quando a pressão arterial for >140/90 mm Hg ou mesmo em níveis mais baixos quando há concomitância com doença renal crônica ou diabetes (>130/80 mm Hg). 
c. Lípides e níveis de lipoproteínas - níveis ideais com medidas de estilo de vida: devem ser encorajados LDL-colesterol <100 mg/dl, HDL-colesterol >50 mg/dl e triglicérides <150 mg/dl. 
d. Diabetes - medidas adequadas devem ser utilizadas para o controle da glicemia e se possível manutenção da hemoglobina glicada <7% .

Desta forma, salienta-se a importância das medidas preventivas para evitar as doenças cardiovasculares que são mais prevalentes nas mulheres especialmente no climatério e de alto impacto na mortalidade.

Todas as medidas preventivas citadas são orientadas na consulta cardiológica de rotina.  

Compartilhe:
Voltar

A Clínica Mirabile é uma empresa construída a partir da experiência médica multidisciplinar dedicada a dar atenção à saúde e à beleza de forma integrada.

Fundada em 2003, em Porto Alegre, é a tradução do modo como projetam profissionalmente suas carreiras os sócios Filipe Menchen e Suzana Lavigne.

Ao inter-relacionar especialidades médicas afins e áreas complementares, alcançam resultados que acreditam serem mais eficazes nas exigências de seus pacientes e ao equilíbrio desejado, quando

se trata de qualidade de vida e bem estar humano. Não por acaso, a expressão Mirabile, que do latim significa admirável, foi a eleita para nominar o centro de saúde.

Com infraestrutura de 500 metros quadrados planejados para unir funcionalidade e conforto, a clínica está localizada na rua Professor Langendonck, 117, no bairro Petrópolis, atendendo a pré-requisitos de segurança e acessibilidade.

Diretor Técnico: Dr. Filipe Menchen - CRM-RS 25.857

Marque sua consulta 51 3335-3388
recepcao@clinicamirabile.com.br
Rua Professor Langendonck, 117
CEP 90630-060
Bairro Petrópolis
Porto Alegre RS
Cadastre seu e-mail na newsletter
(C) 2017 Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor. Site desenvolvido por INVENTA Design
Subir para o topo