Clínica Mirabile - Atualidades ›› Alimentação e Atividade Física
Buscar no site Clínica Mirabile
Atualidades
Voce está em ›› home ›› Atualidades ›› Alimentação e Atividade Física
Alimentação e Atividade Física
Alimentação e Atividade Física

Existe uma interdependência entre uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos que irá garantir uma boa qualidade de vida

O indivíduo considerado ativo mantém o corpo e suas atividades vitais em constante exercício, evitando o surgimento de doenças e da obesidade, sendo que esta última pode ser evitada através de um aumento do gasto energético. Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia.

Dicas para quem deseja uma boa alimentação aliada aos exercícios físicos:

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma boa qualidade de vida. É preciso manter também uma boa alimentação. Ela deve ser rica em carboidratos, que serão a fonte de energia utilizada durante o exercício. As fibras e cereais integrais (aveia, pão integral, granola, arroz integral, entre outros) devem ser priorizados; assim como as frutas, verduras e legumes, que devem estar diariamente nas refeições.

As proteínas devem ser consumidas em menor quantidade quando comparadas aos carboidratos. Elas serão a fonte de aminoácidos para o corpo, substâncias indispensáveis à formação da massa muscular. Leite e derivados, carnes e ovos são fontes alimentares de proteína animal. Os suplementos isolados de proteína, como whey protein e aminoácidos livres, devem ser de uso limitado e sob orientação conforme as necessidades individuais. É importante lembrar que o excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins devido às altas taxas de filtração de compostos nitrogenados.

As gorduras devem compor a dieta em mínimas quantidades, mas não devem ser excluídas totalmente da alimentação. Elas servirão de transporte de algumas vitaminas e também como reserva energética.

Dieta deve ser individualizada. Em um plano alimentar de um desportista devem ser considerados diversos fatores como as rotinas de treino, tipo de atividades, os hábitos alimentares, a composição corporal entre outros - aderir a uma dieta alheia ou inventada é perigoso, pois ela foi feita para atender às necessidades nutricionais de outro indivíduo e não às suas. Um nutricionista poderá orientá-lo quanto a uma alimentação saudável que irá garantir seus objetivos sem prejudicar suas funções corporais.

É muito importante não iniciar um exercício em jejum. A ausência do alimento, poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim o desempenho do indivíduo e suas funções orgânicas. No pós-treino a recomendação é de priorizar o consumo de carboidratos e proteínas.
Durante a prática da atividade física deve-se ingerir bastante líquido, antes mesmo que venha surgir à sensação de sede, a fim de evitar a desidratação.

Compartilhe:
Voltar

A Clínica Mirabile é uma empresa construída a partir da experiência médica multidisciplinar dedicada a dar atenção à saúde e à beleza de forma integrada.

Fundada em 2003, em Porto Alegre, é a tradução do modo como projetam profissionalmente suas carreiras os sócios Filipe Menchen e Suzana Lavigne.

Ao inter-relacionar especialidades médicas afins e áreas complementares, alcançam resultados que acreditam serem mais eficazes nas exigências de seus pacientes e ao equilíbrio desejado, quando

se trata de qualidade de vida e bem estar humano. Não por acaso, a expressão Mirabile, que do latim significa admirável, foi a eleita para nominar o centro de saúde.

Com infraestrutura de 500 metros quadrados planejados para unir funcionalidade e conforto, a clínica está localizada na rua Professor Langendonck, 117, no bairro Petrópolis, atendendo a pré-requisitos de segurança e acessibilidade.

Diretor Técnico: Dr. Filipe Menchen - CRM-RS 25.857

Marque sua consulta 51 3335-3388
recepcao@clinicamirabile.com.br
Rua Professor Langendonck, 117
CEP 90630-060
Bairro Petrópolis
Porto Alegre RS
Cadastre seu e-mail na newsletter
(C) 2017 Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor. Site desenvolvido por INVENTA Design
Subir para o topo