Clínica Mirabile - Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Cirurgia de Varizes Convencional
Buscar no site Clínica Mirabile
Serviços
Voce está em ›› home ›› Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Cirurgia de Varizes Convencional
Cirurgia Vascular
Cirurgia de Varizes Convencional

Indicação:
Veias reticulares (2-4mm diâmetro), veias varicosas (3-8mm diâmetro), tributárias dos eixos das safenas, veias safenas magna e parva, veias perfurantes.

Procedimento:
A cirurgia de varizes convencional tem sido o padrão ouro por mais de um século. Atualmente, há uma proposta de efeito estético, além da melhora da funcionalidade do sistema venoso.

O procedimento de retirada das veias safenas envolve uma pequena incisão (corte) na virilha (safena magna) ou atrás do joelho (safena parva), e uma pequena incisão no joelho ou tornozelo. É inserido dentro da safena um instrumento chamado fleboextrator e, a seguir, puxa-se a veia e retira-se a mesma.

O procedimento de retirada das veias varicosas envolve uma microincisão (1mm) ao lado da veia e com uma agulha de crochê cirúrgica se retira parte daquela veia. São realizadas várias microincisões até que toda a veia doente seja retirada. O que resta no pós operatório são as cicatrizes das microincisões que, dependendo da cicatrização do paciente, se tornam imperceptíveis.

Duração:
1 a 2 horas, dependendo da quantidade de veias a serem tratadas.

Anestesia:
Normalmente, realiza-se uma sedação acompanhada da anestesia raquidiana ou peridural. A indicação do método anestésico é de exclusividade do anestesista, sendo importante o paciente com dúvidas ter contato prévio com o médico que irá anestesiá-lo.

Pós-operatório:
Na sala de recuperação, assim que recuperar a movimentação das pernas, pode levantar-se para ir ao banheiro. As pernas estarão enfaixadas.
Pode sair do hospital caminhando. Caso tenha que subir escadas, pode subir devagar e com cuidado. Chegando em casa, seguir as orientações abaixo:

  1. Manter as pernas elevadas (uma boa estratégia é preparar sua cama com tacos colocados entre o pé da cama e o chão, permitindo que a cama toda se eleve – pés para cima e cabeça para baixo);
  2. A cada 2 horas, pode e deve sair da cama, caminhe um pouco, movimente as pernas, durante 1 hora (ex.: 2 horas na cama, 1 hora fora da cama – pode realizar atividades corriqueiras, exceto carregar peso); fazer isso até a revisão no consultório. À noite, dormir normalmente.
  3. Manter as faixas até o dia seguinte. Quando retirá-las, vai encontrar micropores colados na pele e hematomas. NÃO RETIRAR OS MICROPORES.
  4. Os hematomas são normais no pós-operatório e vão desaparecendo com o tempo. Também é normal se houver regiões mais endurecidas sob a pele, significa processo de cicatrização.
  5. Pode tomar banho normalmente (não muito quente e demorado) e molhar os micropores. Após o banho, secar com a toalha levemente e pode usar um secador de cabelo na potência leve para ajudar.
  6. Caso tenha curativo na virilha para fazer, realizá-lo uma vez ao dia com soro fisiológico, gaze e micropore.
  7. Colocar a meia elástica de média compressão pela manhã e retirar à noite. NÃO DORMIR COM A MEIA.
  8. Marcar consulta de revisão no consultório. Essa será realizada dentro dos primeiros 7-10 dias.
  9. Dúvidas ou urgências, entrar em contato com seu cirurgião.
  10. Um pós-operatório bem realizado é imprescindível para o sucesso da cirurgia. A rotina é realizar consultas pós-operatórias nos primeiros 7-10 dias, 1º mês, 3º mês, 6º mês e anuais.

Resultado:
Os resultados da cirurgia de varizes já podem ser vistos logo na primeira semana de pós-operatório, quando os hematomas já começam a regredir. As veias tratadas não estarão mais visíveis e o desconforto antes provocado pela insuficiência da veia safena poderá estar aliviado.
Lembrar sempre que: varizes é uma doença genética e não tem cura, de caráter progressivo. O acompanhamento constante com o cirurgião vascular irá garantir que a saúde e a beleza das pernas seja mantida.

Lígia Caon Pereira – CREMERS 28259
Atua na área de Cirurgia Vascular.

Voltar

A Clínica Mirabile é uma empresa construída a partir da experiência médica multidisciplinar dedicada a dar atenção à saúde e à beleza de forma integrada.

Fundada em 2003, em Porto Alegre, é a tradução do modo como projetam profissionalmente suas carreiras os sócios Filipe Menchen e Suzana Lavigne.

Ao inter-relacionar especialidades médicas afins e áreas complementares, alcançam resultados que acreditam serem mais eficazes nas exigências de seus pacientes e ao equilíbrio desejado, quando

se trata de qualidade de vida e bem estar humano. Não por acaso, a expressão Mirabile, que do latim significa admirável, foi a eleita para nominar o centro de saúde.

Com infraestrutura de 500 metros quadrados planejados para unir funcionalidade e conforto, a clínica está localizada na rua Professor Langendonck, 117, no bairro Petrópolis, atendendo a pré-requisitos de segurança e acessibilidade.

Diretor Técnico: Dr. Filipe Menchen - CRM-RS 25.857

Marque sua consulta 51 3335-3388
recepcao@clinicamirabile.com.br
Rua Professor Langendonck, 117
CEP 90630-060
Bairro Petrópolis
Porto Alegre RS
Cadastre seu e-mail na newsletter
(C) 2017 Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor. Site desenvolvido por INVENTA Design
Subir para o topo