Clínica Mirabile - Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Tratamento de Úlceras de Perna
Serviços
Voce está em ›› home ›› Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Tratamento de Úlceras de Perna
Cirurgia Vascular
Tratamento de Úlceras de Perna

As úlceras de perna representam uma importante causa de perda de qualidade de vida e produção laboral, sendo de extrema necessidade a avaliação minuciosa do cirurgião vascular.
As causas podem ser: venosas, arteriais, fístulas arterio-venosas, linfáticas, vasculites, metabólicas, neoplásicas, infecciosas, infestações, doenças do sangue, doenças da pele, neuropáticas, traumatismos e doenças psiquiátricas.

Os tratamentos devem ser direcionados a fim de corrigirem as causas das úlceras.

As úlceras de perna estão habitualmente associadas a doenças vasculares, sendo a doença venosa crônica responsável por 80% de todas as úlceras crônicas de perna.
Os portadores de úlcera venosa necessitam de atendimento por equipe multidisciplinar – cirurgiões vasculares, dermatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, que devem prestar assistência de modo conjunto e integrado, com objetivo de melhorar a abordagem e favorecer a relação custo/efetividade.

A escleroterapia de varizes com espuma densa ecoguiada pode ser uma luz no tratamento de úlceras de origem venosa, pois trata diretamente os pontos de hipertensão venosa causadores da manutenção da úlcera de estase. Esses pontos podem estar situados no sistema venoso superficial (safenas e tributárias) ou no sistema perfurocomunicante.
Os resultados são muito promissores: 75% a 90% de cicatrização completa da úlcera.

Lígia Caon Pereira – CREMERS 28259
Atua na área de Cirurgia Vascular.