Clínica Mirabile - Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Tratamento Endovascular de Trombose Venosa
Buscar no site Clínica Mirabile
Serviços
Voce está em ›› home ›› Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Tratamento Endovascular de Trombose Venosa
Cirurgia Vascular
Tratamento Endovascular de Trombose Venosa

Indicação:
Tromboses venosas de localização ilíaco-femorais e membros superiores.

Procedimento Hospitalar:
Após a punção guiada com ultrassom ser realizada na veia, coloca-se um introdutor que servirá de acesso permanente para o procedimento.

Com o uso de intensificador de imagem (semelhante a um Raio X “ao vivo”), realizam-se imagens com contraste injetado das veias a serem tratadas. Pode-se realizar a lise (quebra) do coágulo de duas maneiras: o uso de uma substância que irá “derreter” o coágulo ou o uso de um cateter que irá deslocar e aspirar esse coágulo diretamente.

Após esse procedimento, realiza-se nova imagem e verifica-se a resolução do quadro (se foram efetivas as medidas de remoção dos coágulos). Caso não haja efetividade do tratamento, é possível que se deixe no local um cateter com vários furinhos para que a medicação atue por mais tempo no interior da veia e dissolva de maneira satisfatória os coágulos que ainda sobraram. Quando isso acontece, o paciente deve ser mantido em observação contínua em ambiente de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até que novo exame seja realizado para controle, pois esse tratamento possui riscos de sangramentos, que devem ser observados prontamente por toda a equipe envolvida e tratados de modo efetivo.

Uma vez que novo exame foi realizado e a equipe está satisfeita com o resultado de dissolução do coágulo dentro da veia, pode-se parar com a medicação.

Muitas vezes a trombose venosa profunda é uma consequência de compressões das veias, principalmente no lado esquerdo, onde há um ponto que a artéria passa por cima da veia, ocasionando o que chamamos de Síndrome de Cockett ou May-Thurner. Quando essa compressão está presente conseguimos ver nas imagens com contraste, ou mesmo com aparelhos de ultrassom e prontamente tratamos após a dissolução dos coágulos, para que não aconteça uma nova trombose venosa profunda. O tratamento consiste na dilatação da região comprimida com um balão e colocação de um stent (mola metálica que irá manter o vaso aberto).

Duração:
Pode durar de 1 a 3 dias, conforme necessidade do caso.

Anestesia:
Normalmente o procedimento é realizado com sedação + anestesia local no ponto de punção.

Pós-Procedimento:
Os pacientes permanecem internados até que a anticoagulação que será mantida através de comprimidos esteja em níveis de tratamento pleno, para que possam ir para casa com segurança. Isso pode demorar alguns dias, dependendo do caso e sua resolução. As revisões com o cirurgião vascular serão constantes e o acesso deve ser fácil.

Resultado:
O inchaço e a dor na perna diminuem dramaticamente com o tratamento agudo. Os últimos estudos mostram que o tratamento com trombolíticos guiados por cateter ou trombólise mecânica + correção da causa da trombose (se for mecânica) sabidamente melhora a qualidade de vida dos pacientes com relação ao desenvolvimento de síndrome pós-trombótica (sinais e sintomas que se desenvolvem após a ocorrência de trombose venosa profunda – inchaço das pernas, lesões de pele, úlceras de perna, varizes).

Lígia Caon Pereira – CREMERS 28259
Atua na área de Cirurgia Vascular.

Voltar

A Clínica Mirabile é uma empresa construída a partir da experiência médica multidisciplinar dedicada a dar atenção à saúde e à beleza de forma integrada.

Fundada em 2003, em Porto Alegre, é a tradução do modo como projetam profissionalmente suas carreiras os sócios Filipe Menchen e Suzana Lavigne.

Ao inter-relacionar especialidades médicas afins e áreas complementares, alcançam resultados que acreditam serem mais eficazes nas exigências de seus pacientes e ao equilíbrio desejado, quando

se trata de qualidade de vida e bem estar humano. Não por acaso, a expressão Mirabile, que do latim significa admirável, foi a eleita para nominar o centro de saúde.

Com infraestrutura de 500 metros quadrados planejados para unir funcionalidade e conforto, a clínica está localizada na rua Professor Langendonck, 117, no bairro Petrópolis, atendendo a pré-requisitos de segurança e acessibilidade.

Diretor Técnico: Dr. Filipe Menchen - CRM-RS 25.857

Marque sua consulta 51 3335-3388
recepcao@clinicamirabile.com.br
Rua Professor Langendonck, 117
CEP 90630-060
Bairro Petrópolis
Porto Alegre RS
Cadastre seu e-mail na newsletter
(C) 2017 Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor. Site desenvolvido por INVENTA Design
Subir para o topo